Tratamento de Efluentes
A maior parte do resíduo líquido gerado na DEVITO vem das linhas de produção por meio do enxágue das garrafas de vidro e PET; da sanitização dos equipamentos de envase, tanques de xarope e da limpeza do piso, além de efluentes gerados nos sanitários e no refeitório. Todo o resíduo gerado é tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente em uma estação de tratamento.
Reuso da Água
O Sistema de Reuso de Água é aplicado no processo produtivo em algumas etapas. A água utilizada no enxágue das embalagens é reutilizada na lubrificação da linha de produção, além da reutilização da água quente na xaroparia.
Reciclagem de lixo
Internamente na empresa estão instaladas lixeiras de coleta seletiva, cujo objetivo é a separação do lixo. A empresa separa plástico, papel, vidro, metal, lâmpadas, pilhas, baterias, resíduos orgânicos e óleos lubrificantes e os envia para empresas especializadas, com quem a DEVITO mantem parceria.
Há ainda a separação de caixas plásticas e vasilhames inservíveis para o uso, os chamados “refugos”, os quais são também enviados para empresas especializadas.
Desse modo, atualmente, a DEVITO destina 100% dos resíduos sólidos gerados às empresas terceirizadas para tratamento e/ou reciclagem dos resíduos.
Frota Verde
Os veículos leves da frota da DEVITO são totalflex, utilizando o etanol como combustível. Já os veículos pesados, utilizados na entrega de produtos, são abastecidos com diesel com baixo teor de enxofre, contribuindo assim para o controle de emissão de poluentes.
Além disso, a frota também permanece em constante manutenção e monitoramento o que previne a emissão de fumaça ao meio ambiente.